Reconhecido direito de mãe a patrimônio digital da filha falecida
O patrimônio digital de pessoa falecida, considerado seu conteúdo afetivo e econômico, pode integrar o espólio e, assim, ser objeto de sucessão.
A 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu o direito de mãe a patrimônio digital de filha falecida. Segundo os autos, após a morte da filha, a apelante solicitou o desbloqueio do celular junto à empresa responsável pelo serviço, alegando ser a única herdeira e ter direito aos bens deixados pela filha, o que incluiria o acervo digital do aparelho.

Para o relator do acórdão, desembargador Carlos Alberto de Salles, apesar da inexistência de regulamentação legal específica, o patrimônio digital de pessoa falecida, considerado seu conteúdo afetivo e econômico, pode integrar o espólio e, assim, ser objeto de sucessão. “Não se verifica justificativa para obstar o direito da única herdeira de ter acesso às memórias da filha falecida, não se vislumbrando, no contexto dos autos, violação a eventual direito da personalidade da de cujus, notadamente pela ausência de disposição específica contrária ao acesso de seus dados digitais pela família. Acrescente-se, ainda, que não houve resistência da apelada ao pedido de transferência de acesso à conta da falecida, desde que houvesse prévia decisão judicial a esse respeito”, escreveu.
Fonte: Tribunal de Justiça São Paulo
Postagem: 2 Mai. 2024
Outras notícias
Colisão entre carros, deixa feridos em Américo
Acidente foi na Manoel Borba, trecho que liga Américo Brasiliense a Araraquara, via Penitenciária.
10 Out. 2026
Município de Américo Brasiliense sofre com roubos, furtos e vandalismos
Só em 2026, a estimativa de prejuízos envolvendo roubos, furtos e vandalismo pode chegar em R$ 1 milhão.
8 Out. 2026
